GHOST WHISPERER – THE CHILDREN´S PARADE (5X22) [SERIES FINALE]

The Children´s Parade, o 22º episódio de Ghost Whisperer desta fraca 5ª temporada foi um tanto quando sobrenatural, muito mais do que a série costuma ser. Não foi ruim, de forma alguma, foi um episódio bem bonito em certos momentos e tocante. Quando precisou emocionar, emocionou. Quando precisou fazer rir, o fez. Mas o maior problema dessa season finale, foi o encerramento de uma das piores ou melhor, da pior trama da série, as sombras. Não foi uma trama interessante, não foi uma boa 5ª temporada, tivemos episódios isolados fracos, sem aquela emoção que outrora vimos na série. E enquanto só se falava de sombras muitos fãs se perguntavam onde estavam as tramas passadas que a série nunca mais abordou? Ghost Whisperer é assim? Esqueça tudo que já fez, apague o passado e começe do zero a cada nova temporada? Gostaríamos que não certo. Porém apesar desses problemas, GW tem um fator que nos faz ver a série mesmo assim – o carisma dos personagens, a sutileza dos temas abordados e a emoção da série. Pode não ser mais a mesma emoção das primeiras 3 temporadas, muito menos satisfazer tanto quando na maior parte das vezes – pois como habitual os fantasmas estão apenas confusos e nunca são maus – ,mas seja como for, eu gosto de ver Melinda Gordon fazer esses crossovers toda semana e esse episódio foi inesperadamente o series finale da série, não um season finale, mas sim o series finale improvisado. Se tiver que ser assim, se a série não for salva pela ABC, pelo menos a última cena serviu para fazer uma despedida improvisada aos fãs da série.

O episódio envolveu o fantasma de um garoto do hospital e mais diversas crianças fantasmas que assombravam o local, e Melinda precisava fazer o garoto ir para a luz, o que ele se negava. Mas o maior problema não era esse fantasma, que de fato, por serem crianças, nada de mal fizeram no hospital, a não ser pequenas brincadeiras, o problema eram as sombras, dominando a mente de Melinda e transformando-a numa outra pessoa. E o pior afetando seus poderes. Ela não conseguia mais reconhecer fantasmas, diferenciar os vivos dos mortos. E com tudo isso acontecendo tivemos diversas cenas engraçadas de Eli, Carl e mesmo Melinda possuída pelas sombras em certas cenas parecia mais cômica do que qualquer outra coisa má que tentasse ser.

O episódio revelou como as pessoas com o dom de Melinda são chamados do outro lado, são os breathers, revelou que os “shinnings”, amigos de Aiden, nada mais são do que almas de crianças que fizeram o crossover e por isso as almas de crianças são tão importantes para as shadows, ou seja para impedi-las de irem a luz e se transformarem em “shinnings”.

E como percebido, Carl no episódio anterior estava possuído pelas sombras quando mandou Melinda fazer Aiden esquecer que existem fantasmas, negar seu dom. E nesse episódio ele precisou de muita paciência para dizer que isso é o que as sombras querem. Impedirem a família da luz de continuarem ajudando almas perdidas. Tirando o dom de Aiden e atingindo Melinda.

Por isso acho esse tema shadows complicado, fraco e arriscado. Pois do jeito que as shadows são, seria fácil para elas atrapalharem qualquer descoberta que Melinda e seus amigos viessem a fazer sobre elas. De fato, elas atrapalham mas não 100% do tempo, o que os leva a descoberta final. Ninguém sabiam quem eram os shinnigs, nem Carl, e isso é descoberta da forma mais inocente possível através de Aiden, e confesso, não foi de todo mal, pois tem algo mais inocente que a alma de uma criança? A alusão ao soldadinho de chumbo, a um líder guerreiro foi ótima também, bem encaixada no episódio.

Mas o melhor estava pro final. Aiden assumindo seu papel e salvando a mãe das sombras. A cena com os shinnings na praça de fato foi linda. Sobrenatural demais? Fantasiosa demais? Sim e como, mas nem por isso menos comovente. E o episódio deixou clara e passou bem a mensagem. Aiden e Melinda são uma sintonia única, precisam um do outro, e seu dom é um presente, não um fardo, jamais devem renegar isso. A cena final foi isso. Uma linda despedida da série, quando a família da luz, reconhece seu lugar no mundo.

Alem de tudo isso, tivemos o primeiro crossover de Aiden, ajudando o garoto e as demais crianças irem a luz. Linda cena com os shinnings guiando as almas dessas crianças. Se for pra série dizer adeus para sempre, ela conseguiu, ao menos ao concluir o assunto shadows, já nos mostrar mãe e filho trabalhando juntos. Uma mãe salva pelo filho.

Não posso dizer que a mensagem não foi bonita, muito menos que GW se despediu em baixa. Mesmo numa temporada abaixo de sua qualidade, mesmo com uma trama fraca e sem responder os mistérios do passado, pra mim o episódio final funcionou. Sem ganchos, sem nada em aberto, fechando ao menos essa temporada e dando uma última cena, que se encaixa dentro de uma series finale.

Sobre Romano, fantasmas do subterrâneio e Gabriel, vamos supor que eles continuam lá. Romano capturando almas pro lado mal, sendo um oponente de Melinda, os fantasmas do subterrâneo, são almas perdidas, possuída por seus medos e dramas, sem conseguirem ir para a luz e Gabriel continua usando seu dom de forma errada. Nenhum deles mais interferem no caminho de Melinda, mas existem, não foram derrotadas nem nada, são apenas o outro lado do que Melinda faz. Resoluções para tudo isso logicamente que eu queria, quem sabe uma redenção de Gabriel passando a ajudar a irmã, mas isso não aconteceu, nem acredito que se renovada a série voltaria a isso. Resta-me pensar dessa forma.

5 anos, muitas emoções, lágrimas, sorrisos e agora saudade. Enquanto a ABC não se pronuncia sobre salvar Ghost Whisperer ficamos aqui na torcida. Diversos sites nacionais já apontam a série como salva, porem não encontrei em nenhum site internacional algo confirmando isso e assim que encontrar com certeza postarei aqui. Com ou sem defeitos, com falhas ou erros, eu ainda assim queria mais de Melinda Gordon e a forma injusta que foi cancelada, só me faz torcer para mais uma temporada. Se acabar agora, ironicamente se formos pensar pois uma vez que uma série que faz tantas almas irem para a luz, agora enfrenta seu momento de dizer adeus e se nega a fazer sua passagem ainda, ao menos se despediu de forma agradável e comovendo os fãs. O episódio pode não ter sido “o episódio”, nem grandioso como anteriores, mas ele foi bonito.

Agora que sabemos que Ghost Whisperer está oficialmente cancelada pela CBS e não foi salva pela ABC, deixo um vídeo da bela música do finalzinho do series finale, quando Melinda diz ao filho “você é meu herói” e ele responde “assim como vc é mãe… todos os dias”.. Não preciso dizer mais nada sobre essa série certo, suas últimas palavras disseram tudo…

Explore posts in the same categories: Ghost Whisperer

Tags: , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “GHOST WHISPERER – THE CHILDREN´S PARADE (5X22) [SERIES FINALE]”

  1. Armando Moraes Says:

    Simplesmente o melhor e mais lúcido texto sobre Ghost Whisperer e seu Final.

    Parabéns pela serenidade das palavras e pela qualidade do conteúdo do seu texto.

    Lamento o cancelamento da série e concordo com você sobre as “pontas soltas” (Romano, Gabriel e Fantasmas Subterrâneos).

    Gostaria de ler mais textos desse na internet.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: