ESCRITO NAS ESTRELAS [ESTRÉIA 12/04/10] – Prévia de 26 pontos e picos de 30.

Eu não sou especialista em novelas, aliás não sou fã do gênero. Já disse isso outras vezes aqui no blog. O formato não me agrada, muito menos o lance vilão x mocinho e falta de realidade. Porem quando surge algo bom na teledramaturgia nacional, vale a pena ser comentado e elogiado. Foi o caso hoje com a estréia de “Escrito nas Estrelas” de Elizabeth Jhin, direção de Rogério Gomes e Pedro Vasconcelos. Quando a novela começou a ser anunciada eu já criei uma simpatia com a mesma, exceto quando nos foi apresentado os típicos personagens vilões de novelas como é o caso dos personagens de Débora Falabella e Alexandre Nero, mas tirando esse lado típico de qualquer folhetim, “Escrito nas Estrelas” surpreendeu no primeiro capítulo. Altas doses de ação, de realidade, de tensão e fortes cenas de emoção. Ao estilo de “Vidas Opostas” da Record, em “Escrito nas Estrelas” dois mundos diferentes se encontraram e funcionou muito bem. Aliás Nathalia Dill mostra mais uma vez a grande atriz que é, após comover e encantar o Brasil como Maria Rita na bucólica e poética Paraíso, agora ela é Viviane, forte e determinada.

E a novela começou muito bem, conhecemos diversos personagens. A principal, Viviane, interpretada por Nathalia Dill, uma menina de origem pobre que luta para sobreviver. Abandonada pela mãe e criada por um pai que na verdade é criado por ela, pois ele é viciado em jogos, essa a vida de Viviane, uma moradora dos morros cariocas, as favelas que precisa lutar todo dia para sobreviver. Obrigada a abandonar os estudos ela precisa arrumar meios de conseguir dinheiro para o dia a dia. Mas nada ilícito, a moça goza de bom caráter e boa índole que mesmo com a vida cheia de dificuldades que leva, ela se mantém honesta. Ou seja, pobreza não é sinônimo de marginalidade, apenas de falta oportunidade. E as cenas no morro são ótimas, a bela vista do Rio do Janeiro do alto do Santa Marta, local das locações, mostra toda a beleza da cidade, sejam em tomadas diurnas, quanto as noturnas, alias as imagens vistas a noite do morro foram lindas, mesmo que poucos aproveitadas nesse primeiro capitulo.

Enquanto Viviane luta a cada dia, conhecemos Daniel que luta a sua maneira. Rapaz idealizador e com bom coração, que tem um temperamento e comportamento completamente diferente do seu rígido pai. E são esses 2 mundos que se cruzam, aproveitando as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro a novela coloca realidade na ficção, mostrando cenas de desabamento e pessoas atingidas por essas tragédias. Viviane numa dessas cenas, leva essas pessoas a clinica do Dr Ricardo, uma clinica particular e luta para o povo ser atendido. É quando ela conhece Daniel, personagem do jovem Jayme Matarazzo, o médico idealista. Mais tarde ela se vê em apuros ao fugir de policiais, devido a um assalto que o pai cometeu. Nessa fuga ela entra no carro de Daniel e os dois acabam se conhecendo melhor, onde ela conta a ele e a nós sua triste história, tudo bem que um carro ficar aberto no RJ e ela conseguir entrar no mesmo, soou meio forçado, mas a novela soube fazer esse encontro ser bem especial. Aproveitou que os dois já haviam se visto no hospital e foi amarrando as pontas.

A cena é linda, Viviane e Daniel no alto da serra, num mirante, acredito eu a caminho de Petrópolis, pois eu não sei que local é aquele onde a cena foi feita, mas da uma linda visão da serra do mar, se alguém souber, por favor, me contem, porque ache lindo. E a cena é muito bela, ele da um colar a ela, que tem um anjo da guarda e assim aos poucos a novela vai entrando no seu lado místico.

Conhecemos os personagens de Jandira Martini, Walderez de Barros e Suzana Faini, que provavelmente estarão mais ligados a temática espírita da novela. O elenco tem ainda Cássia Kiss, Carlos Vereza e Alexandre Rodrigues e alias isso foi uma das coisas que me chamou a atenção, diversos rostos vindos de Paraíso. Mais um motivo para eu ter gostado da novela.

E a estréia foi excelente, encantadora, num único capitulo, se a novela manter tal nível, terá tudo para ser sucesso e abordar temas bem importantes, especialmente a enorme distancia entre pobres e ricos. Entre pessoas com uma boa condição financeira, assistência medica e outros como Viviane que sofrem nas mãos e governos corruptos e mal conduzidos como é o caso do nosso país. A novela evidenciou bem as diferenças sociais, estamos acostumados a ver casas chiques nas novelas, lugares que nem sonhamos na vida real sendo que 90% da população brasileira está longe disso.

Ótimas cenas de ação, a cena do acidente foi impressionante, ao fim da novela, quando Viviane e Daniel caem penhasco abaixo e eis que assim começara toda a trama da novela. Pelo pouco que vi, a novela tem muito a emocionar e cativar o publico. E é muito bom quando um autor resolve escrever algo bem próximo do publico, quando mostra a verdade, igual na cena do hospital, onde dondocas reclamavam das pessoas pobres sendo atendidas. O mundo precisa de mais Daniel e Viviane, de médicos que se importam com sua vocação, em ajudar, não que só queiram ficar ricos e pensar em si mesmos. E eu gostei muito do que vi nesse primeiro capítulo. Não foi um capitulo emocionante mas foi uma ótima indrodução a fortes emoções que vêem pela frente. Parabéns a Elizabeth Jhin. Ah, a novela fez 26 pontos de média geral e pico de 30 em São Paulo, no Rio média de 32 e pico de 37 e em BH média de 33 e picos de 41. Tudo isso medição prévia, mas excelentes números. E não posso deixar de ressaltar a belíssima voz de Paula Fernandes cantando a musica de abertura “Quando a chuva passar”, perfeito.

E esqueci de mencionar que a novela falará muito de amor, alma gêmea e novamente, esses temas são ótimos de serem abordados e vistos na tv. O amor transcende a alma, o físico, é que levamos da vida, portanto o que pelos menos podemos fazer, é viver a vida da melhor forma possível, amando e se doando ao próximo, fazendo nossa parte, vivendo com integridade e o resto ficará Escrito nas Estrelas…

Anúncios
Explore posts in the same categories: Notícias, Opinião

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: