LIFE UNEXPECTED – FAMILY THEAPIZED (1X10)

Grandioso episódio de Life Unexpected, estou realmente sem palavras. Sabe algo que você começa a ver por nada, e de repente vai te enlaçando, surpreendendo? Então, foi o que aconteceu nesse 10º episódio da série, Family Theapized, algo muito, mas muito especial. Uma sensibilidade e sabedoria de escolha de palavras, momentos e roteiro que fiquei impressionado. A série mais do que me surpreender me fez eleva-la a um patamar mais elevado, não apenas um drama teen, mas um drama humano. Episódio de extremo aprendizado, não apenas sobre perdoar alguém, mas também que nunca estamos preparados para dizer algo a alguém, ou melhor, dizer algo para alguém fazer quando ainda não fizemos isso ou não estávamos prontos para fazer. Tudo sem teu momento, nós temos nossos momentos, tudo acontece em seu tempo exato.

O episódio continua a confusão entre Lux, Cate e Baze. Agora alem de Cate ela está chateada com Baze. Porem Lux possui mágoas mais profundas, que ela pouco ou se quer externou, e talvez ela precisasse muito disso, para seguir em frente, para dar um novo passo ao lado de seus pais, e foi o que vimos nesse episódio.

A principio o episódio começou com Lux fazendo um trato com Baze, ele parava de dormir com a irmã de Cate e ela de se encontrar com Bug. Mas numa dessas fugas noturnas para ver Bug, Lux acabou com problemas, ela estava ajudando ele no trabalho noturno numa boate que ele arrumou e a assistente social entrou em cena. Cate e Baze estavam para serem avaliados sobre a custódia de Lux. E a assistente social viu que não estava nada bem a relação dos 3. Para piorar, Cate promete conseguir um emprego na rádio para Bug, mas não da certo e isso deixa Lux mais magoada e achando que Cate novamente falhou. Baze por outro lado emprega o rapaz, mas solta algo do tipo “quem se importa com Bug”, o que magoa o rapaz e Lux e o problema novamente se agrava.

No dia da entrevista com a assistente social, eles tentam mentir e fingir que tudo está ok mas ela percebe e os força a dizer a verdade e faz mais, força Lux a finalmente por para fora o que sente, que a mágoa com Cate por falhar com ela sobre Tasha e Bug é apenas a ponta do iceberg, e pois bem, é quando a série nos dá uma das cenas mais fortes do seriado. Lux cobra de Cate por onde ela andou, porque nunca procurou a filha, não apenas logo após o nascimento devido aos seus 16 anos, mas anos depois, ou seja, Lux nunca perdoou Cate por tudo isso. A cena foi marcante, triste e eu que não sou fã de Cate pude sentir a dor nos seus olhos, foi realmente algo muito agressivo com ela. Porem a assistente disse que o que aconteceu foi ótimo para eles, que isso aproximou mais Lux deles, porque ela confrontou seus sentimentos, expôs o que sentia, e que por isso esta na hora de trabalharem no processo da adoção.

Eu achei isso perfeito, a série precisava novamente voltar a esse tema do abandono. Não há como filha e mãe terem uma relação de verdade enquanto não lavarem toda a roupa suja. Cate até justifica que aos 16 anos não tinha um pai para ajuda-la com isso e muito menos uma mãe presente e que viveu culpada desde então. Enfim os 2 lados tem suas dores, pois Cate carrega toda a dor de ter deixado sua filha, ainda mais agora sabendo o quanto ela sofreu, e do outro lado Lux carrega as conseqüências disso, os diversos lares adotivos e os péssimos pais que teve. Ou seja, vai levar tempo para essa relação superar o passado e funcionar. Mas o importante é, com erros ou não, Cate e Baze estão tentando, fazendo tudo o que podem para serem pais de verdade, mesmo sem experiência alguma para isso, por isso tantos erros. Mas esse episódio foi muito especial ao conseguir trazer a tona o que Cate e Lux carregam lá no fundo.

Alem disso tudo, a cena em que Cate procura Ryan e pede sua ajuda, para conversar com Lux, todas as coisas que ela diz, sobre não ter pego Lux no colo quando ela nasceu porque se tivesse visto o bebê não conseguiria dá-lo e desde então como uma espécie de castigo ela faz isso com todos, afastando todos de suas vidas, foi algo que começou a mudar dentro dela quando Lux apareceu em sua vida, a partir daquele momento Cate precisou a reaprender a não afastar as pessoas de suas vidas e ainda está aprendendo. E foi uma cena maravilhosa. Cate esteve brilhante nesse episódio.

A cena de Ryan e Lux em frente ao lago, toda a névoa, toda a visão cinzenta de um dia frio, quando a vida de ambos parecia cinzenta também, ambos sem perdoarem Cate, se resumiu a uma ótima conversa, onde os 2 ajudaram um ao outro. Após Ryan falar sobre o porque Lux não da uma chance a Cate, a resposta dela foi, porque ele pede a ela que de uma chance se ele não deu ainda? Linda, inteligente e mais um momento grandioso dentro de uma cena simples e bela.

Outra cena quando Lux resolve voltar a casa de Cate, e “rompe” com Baze foi de uma pureza e simplicidade enorme. Quando ela pede ao pai para que voltem a serem apenas amigos e ele diz que nunca poderá deixar de tentar ser o pai dela. Pra mim, algo tão humilde da parte dele e profundamente doloroso, ao saber que a filha estaria voltando para a casa de Cate.

O que mais tenho para dizer sobre o episódio?? Ah Bug. Quando chamei a série de sábia e inteligente nesse episódio, foi porque alem do roteiro profundo e brilhante, que me manteve com os olhos cheios de lagrimas praticamente os 41 minutos do episodio, foi pela idéia genial de aproveitarem melhor o personagem de Bug. Eu sempre disse que gostaria que ele tivesse uma chance, não apenas por gostar do casal Bug e Lux, mas para mostrar que alguém com uma vida tão ferrada como ele, pode ter esperança e eis que a serie faz mais do que eu pedi, do que eu imaginei. A série esta aproveitando de certa forma todo o conteúdo e potencial que o drama pessoal de Bug pode render. Um garoto sozinho, uma mãe drogada um pai traficante preso e o amor por uma garota. Ele precisa de uma chance na vida, e tirando Lux, ninguém dá. Nem os pais dela fazem algo realmente por ele, fazem por Lux. Mas a cena que Baze procura Bug e pede para ele voltar ao emprego, fala do quanto são parecidos e que ele acredita no potencial de Bug pra mim foi comovente e genial. O que o pai de Baze não é capaz de fazer, Baze esta fazendo na vida por alguém. Achei lindo. No final, Baze me comove ainda mais ao falar para Bug o quão longe o pai dele esta, e Bug diz “na prisão”, e Baze responde “eu preciso treinar a ser pai, você precisa de um pai, o que me diz disso?”. Nossa, adorei essa idéia, confesso que ate tenho medo que a serie sabote Bug e faça ele cometer algum erro que tire dele essa chance de vida que está ganhando, mas por outro lado, com um roteiro como o que vi hoje, acredito que ele poderá ser muito bem desenvolvido na série. Acredito que Bug com Lux, renda mais do que com Jones que pra mim não faz falta alguma. E falando sério, Baze se oferecendo para tomar conta de Bug, foi um gesto que tanto um quanto o outro precisam. Lindo demais.

Esqueci de falar, a irmã de Cate. Goste de aproveitarem melhor a personagem nesse episódio, independente de gostar dela ou não com Baze, foi bom darem um “conteúdo” a personagem.

E a volta de Lux a casa de Cate foi comovente, quando Cate diz que Lux não precisa perdoá-la porque ela própria nunca irá se perdoar, foi algo lindo. Ryan que segue o conselho que deu a Lux e começa um perdão a Cate e termina dizendo “também voltei para casa”, enfim, tudo lindo, comovente e mostrando o conteúdo dramático e belo que tal série tem nas mãos.

Esse episódio para mim foi mais que lindo, comovente, perfeito e arrepiante. Foi sábio, foi de conteúdo que há tempos não via na tv, e como eu disse, mais que um drama teen, esse episódio tornou a serie um drama humano, adulto. Ela pode até voltar a fazer o que fez nos episódios anteriores, com dramas mais leves da vida adolescente de Lux no colégio, afinal a série vive disso também, é a fase de vida que a protagonista atravessa, porem volte e meia a série precisará se elevar mais, a algo mais profundo e nesse episódio eu percebi a total capacidade de Life Unexpected.

Explore posts in the same categories: Life UneXpected

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: