JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO 2010 – PATINAÇÃO ARTÍSTICA (VANCOUVER/CANADÁ)

E vamos a um texto rápido sobre algo que eu não podia deixar de falar. Embora eu tenha perdido a maioria das competições, e tenha apenas visto a competição feminina individual e sua briga por medalha, sem dúvida a patinação artística tem o mesmo efeito que a ginástica olímpica ou artística nas olimpíadas que estamos acostumado a ver, ao menos a mim, são os esportes que mais me interessam nesses grandes eventos esportivos.

E dessa vez não foi diferente, e é interessante como toda olimpíada tem algo a nos emocionar tanto, a nos dar lições de vida e superação. Pouco sabemos da vida desses atletas quando os vemos fazendo suas acrobacias no ar, pouco sabemos do esforço, luta, dedicação e abdicação de muitas coisas na vida para chegar a tal momento. E Vancouver trouxe 2 fatos que merecem ser mencionados. Pela primeira vez na história uma dupla negra participa da competição em duplas, foram eles Vanessa James and Yannick Bonheur da França e se terminaram em 14º lugar, isso significa muito para eles e tem sabor de vitória. Outro fato extremamente comovente e emocionante, que levou o público as lagrimas assim como a atleta foi a competidora canadense Joannie Rochette que perdeu a mãe durante as competições, e na ultima terça precisou de toda força possivel para patinar, 2 dias após perdê-la.

São histórias de superação, dedicação e força. A vida impões momentos de glória assim como de total desespero, e nesses momentos difíceis, precisamos acreditar que são fases, que precisamos manter a força e acreditar em dias melhores. Sempre. E esses jogos, por mais distantes que sejam de nossa realidade, ou mesmo nosso país não tendo a menor tradição, contando com poucos atletas na competição, sem dúvida trouxeram belos momentos aos nossos olhos, visões diferentes do que estamos acostumados a ver, competições fascinantes, e num país onde se bebe, come e respira futebol, fico grato por poder ver essas olimpíadas de inverno. Se formos ver qualquer programa esportivo da tv, reparem que se o programa tem meia hora de duração, 29 minutos serão dedicados ao futebol e em 1minuto falam de outros esportes. Para qualquer atleta que não seja jogador de futebol ter espaço na mídia, só se ele trouxer medalha, senão incentivo pouco existe.

É lógico que de alguns anos para cá, muita coisa mudou e melhorou, a ginástica artistica é um exemplo disso, com a criação do centro de treinamento em Curitiba (hoje não existe mais e os atletas voltaram a seus estados e clubes) e a importação de um técnico romeno, ao menos na ginástica feminina o Brasil cresceu e muito. Na masculina luta e segue sobre seus próprios esforços e hoje em dia, o Brasil que nunca teve tradição nesse esporte, chega em eventos internacionais com atletas brigando por medalhas. E em ano de copa do mundo e euforia por ter conseguido as olimpíadas no Brasil, antes de comemorar isso, o governo deveria criar oportunidades de treinamento aos mais diversos esportes, criar escolinhas de ginástica, tênis, natação, handebol, etc e todo esporte que tiver pessoas interessadas, senão não adianta sediar jogos e cobrar medalhas senão ofereceu condições a isso. Países como Estados Unidos, Cuba e diversos europeus, têm a ginástica em qualquer escola pública para treinamento, só para se citar um exemplo de esporte olímpico e aqui no Brasil, temos isso?

Muitos esportes aqui são treinados se você puder pagar em algum centro particular, caso contrário, sem chance. Mesmo o futebol, que rende dinheiro e salários absurdamentes exagerados a jogadores, se formos ver, é uma minoria que chega a grandes clubes. Aliás porque tanto dinheiro e divulgação ao futebol, sendo que ele nem precisa disso e caminha sozinho, enquanto os demais esportes, atletas suam literalmente para poder treinar. É algo a se pensar.

Portanto, essas histórias de superação dos jogos de Vancouver que sejam exemplos a nós aqui, quando for reclamar da vida, vamos pensar no quanto fazemos para conseguir algo. E parabens a Record que apesar de certos defeitos, conseguiu uma boa transmissão, deu ao público acesso a essa modalidades, coisa que certos canais não faziam no passado, pois era mais importante passar novela e futebol do que os jogos, e quando passavam algum esporte diferente, ou era cortado rápido ou era porque tinha brasileiro competindo, agora dar oportundiade de ver uma transmissão na íntegra, independente de ter brasileiro ou não, isso era raro!

Hoje dia 25, teremos a final individual feminina, o evento mais esperado da patinação e sábado a exibição de gala da patinação. Vale a pena conferir!

Pra quem curte vamos ao resultado da patinação artistica:

– Masculino Individual:

1º – Evan Lysacek – EUA

2º – Evgeni Plushenko – Rússia

3º – Daisuke Tanahashi – Japão

– Dança no gelo (dupla)

1º – Tessa Virtue/Scott Moir – Canadá

2º – Meryl Davis/Charlie White – EUA

3º – Oksana Dominina/Maxim Shabalin – Rússia

– Patinação Duplas

1º – Xue Shen/Hongbo Zhao – China

2º – Qing Pang/Jian Tong – China

3º – Aliona Savchenko/Robin Szolkowy – Alemanha

Explore posts in the same categories: Notícias

Tags: , , , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO 2010 – PATINAÇÃO ARTÍSTICA (VANCOUVER/CANADÁ)”

  1. ellen Says:

    eu gostei muinto desses vídeos parabens

  2. rafel Says:

    adoro patinaçao

  3. queren Says:

    i love what you name?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: