EVERWOOD – FOR EVERY ACTION… (SEASON 3 PREMIERE) (3X01)

Everwood – For Every Action…

Série: Everwood
Episódio: For Every Action…
Temporada:
Número do Episódio: 46
Data de Exibição nos EUA: 13/9/2004
Data de Exibição no Brasil: 4/11/2004
Emissora no Brasil: Warner

Tudo na vida tem seu tempo, seu momento.. nenhum momento volta ou tem o mesmo significado que teve anteriormente, ou nos toca da mesma forma. Nem sempre estamos prontos para certos momentos que acontecem ou percebemos, às vezes deixamos passar… Em Everwood, Ephram está num momento, Amy em outro e os outros personagens seguem seu rumo.. Por vezes os caminhos se cruzam, por vezes o tempo mostra o momento certo para todos, onde tudo deve acontecer – não como imaginamos ou idealizamos que sejam – mas como a vida nos prepara pra recebê-los, com toda sabedoria e paciência que ela se reserva a nos emprestar para desfrutá-los.

O que dizer sobre esse premiere de Everwood? Nossa, foi simplesmente arrasadora, surpreendente!!

Amy e Ephram juntos por mais curto que tenha sido ou venha a ser foi maravilhoso – não os vimos em cenas em NY, o que foi uma pena, mas algumas fotos que Amy mandou a Ephram em NY mataram um pouco esta vontade. Aliás a narrativa inicial onde Dr. Brown comenta com Ephram sobre o consultório com Dr. Abbott, onde Amy descreve sua vida em Everwood e Delia conta sobre suas mudanças e crescimento nessas 8 semanas que Ephram ficou estudando em NY deram um aspecto ágil e moderno a série, diferentemente do habitual. Mas não tirou nenhum por um momento o encanto e charme da série, pelo contrário, nos aproximou mais do seriado. Quem não achou lindo Amy indo pegar Ephram na estação? Muito “fofa” a relação dos dois, não há outra palavra para descrever.

A volta de Ephram para casa tem seus segredos. Dr. Brown manteve por todo esse tempo o segredo da gravidez de Madison, porém com Ephram perto agora como ele conseguirá olhar para o próprio filho escondendo uma revelação tão forte como esta? Acredito que não conseguirá por muito mais tempo e este episódio mostrou toda a carga emotiva acumulada, guardada, pois em diversos momentos Dr. Brown viu o quanto sua decisão foi cruel. Ephram voltou quieto, triste e distante de todos. E quando conversava acaba brigando. Amy percebeu toda a distância do namorado, todo o sentimento triste que ele estava carregando. E nós só descobrimos o motivo deste comportamento de Ephram bem no final do episódio, até lá ficamos apenas imaginando o porque dele estar desse jeito, e principalmente agir assim com Amy, que ele tanto ama e tanto esperou pra poder ficar junto. Por diversos momentos imaginei que ele sabia da gravidez de Madison e não estava conseguindo encarar e confrontar seu pai novamente… Amy infelizmente ficava perdida em meio a isso tudo, acreditanto que Ephram iria terminar o namoro com ela.

Dr Brown recebeu todo o peso de sua decisão sobre Madison nesse episódio. E confesso que foi ótimo vê-lo ouvir todas as verdades que merecia por ser tão arrogante e prepotente… Ele recebe uma carta de Madison que pra mim foi o momento mais triste do episódio, mais forte, em que realmente meus olhos se encheram de lágrimas. Na carta, Madison diz que nunca devia tê-lo procurado, que esses meses em que ela ficou sozinha em Denver foram muito dificeis, que nunca deveria ter confiado nele, que ela acreditava que Dr. Brown seria como um pai, uma família para ela e ele na ânsia de proteger o futuro do filho foi o mais cruel e insensível possível. Madison se foi e na carta pediu para Dr. Brown nunca mais procurá-la. Foi muito triste, muito forte. Tudo o que eu imaginei que aconteceria realmente aconteceu, toda a carga emotiva guardada no último episódio da temporada passada se acumulou e está prestes a explodir agora. Dr. Brown tenta encontrar Madison, mas Edna diz que ele pediu para ela ir embora, e agora ela se foi e ele deve respeitar isso. Porém sabemos o quanto ele é teimoso e mesmo assim tenta encontrá-la. Ela vai à casa antiga dela e conversa com Mindy (amiga de Madison) onde ouve todas as verdades que há muito queríamos dizer a ele… no quanto ele foi frio, e que só pensou nos interesses dele, que nunca se preocupou com ela e que só está atrás dela para saber se ela terá o bebê ou não. Além disso Mindy revela que falou a Madison que ela deveria ligar para Ephram e contar sobre a gravidez e sobre o tipo de homem que o pai dele é… A partir daí toda a tensão do seriado se estabelece e Dr. Brown fica sem saber se Ephram sabe ou não da gravidez. E todo o comportamento distante de Ephram só nos faz pensar que ele sabe da verdade…

Num momento do episódio toda essa tensão explode e vemos o eterno conflito da relação entre Dr. Brown e Ephram, onde Ephram fala da hipocrisia do pai, cheio de abraços e presentes e Ephram pergunta o porque de tanta atenção. Nesse momento fica quase claro que Ephram sabe de Madison e espera Dr. Brown dizer a verdade. Dr. Brown por outro lado não tem muitas respostas, só critica o comportamento de Ephram e fala que não há nada a dizer, que Ephram deve ter algo a falar e Ephram diz algo nesse sentido “alguma coisa você tem pra me falar, algo você está escondendo e nisso está o porque de tanta hipocrisia, nisso está toda sua tensão”. Mas nenhuma verdade vem a tona.

No final do episódio Ephram procura Amy para se desculpar por toda a distância e conta o porque do seu comportamento, aí posso dizer que o programa pode ter causado alguma decepção pois esperavamos outra resposta, mas por outro lado é muito compreensível o que aconteceu. Ephram revela que está desse jeito porque foi reprovado na Julliard, que terá que ralar muito para conseguir uma vaga, que está confuso, perdido, que todos esperam atenção dele, e que tem o último ano letivo, e o namoro dos dois, e que ele não sabe como poderá lidar com tudo ou ter tempo pra tudo. Achei isso muito real para um garoto de 17 anos, nos momentos em que parece que o cai sobre as costas, onde tudo parece mais dramático ou complicado que realmente é. Ephram estava muito decepcionado e frustrado com o resultado de Julliard, e naquele momento seu mundo veio abaixo, claro que ele ama Amy, mas todos sabemos como vários aspectos em nossas vidas nos afetam, não basta uma coisa estar bem e o resto não.

Amy acha que Ephram irá terminar com ela, mas ele diz que não, que só precisa de um tempo para entender tudo. Amy apenas diz que ele pode tirar o tempo que precisa, que estará ali por ele, mas não por todo o tempo. Sentimos toda a tristeza dela e decepção por perceber que ela não é a prioridade de Epham naquele momento. E o episódio termina aí mostrando toda a base dramática para esta temporada, toda a força da série..

Esse episódio foi perfeito, forte, capaz de agarrar seu público… A temporada começou com tudo, não sei o motivo da série ter diminuído um pouco sua audiência nos EUA, talvez eu perceba isso nos próximos episódios, ou não. Por enquanto continuo achando a série perfeita, sensível, comovente e inteligente.. Trata das relações humanas da forma mais simples possível, da forma que o coração percebe e sente, da forma que os olhos se emocionam ou se impressionam, da forma que nos cala ou nos faz sorrir…

Outro comentário que faço aqui é sobre a abertura que ficou magnifica, mais linda do que já era… Aliás o tema de abertura da série é incrível. A entrada de Scott Wolf também foi ótima, adorei revê-lo depois de tanto tempo após Party of Five.

Um amigo me lembrou que os comentários iniciais ou finais de Everwood foram tirados da série. Sempre achei esses comentários inteligentes, sensíveis e belos, porém também sei de pessoas que não curtiam, talvez essa mudança agrade a alguns, desagrade a outros, mas embora eu gostasse fiquei tão envolvido com o episódio hoje que talvez nem tivesse percebido essa mudança, acho que isso é o forte do seriado, ele nos envolve!!!

Até hoje minha estréia favorita desta temporada tinha sido a de Smallville, porém Everwood se superou e pra mim foi a melhor estréia da temporada até então! Obrigado a quem teve paciência de ler até aqui, quem não leu obrigado por passar por aqui e espero que este episódio tenha tocado tanto a todos que curtem Everwood como tocou a mim, pois mostrou o quanto a série é excelente e o porque toda quinta a assistimos!

Explore posts in the same categories: Everwood

Tags: , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: