EVERWOOD – SICK (2X19)

Everwood – Sick

Série: Everwood

Episódio: Sick

Temporada: 2ª

Número do Episódio: 42

Data de Exibição nos EUA: 19/4/2004

Data de Exibição no Brasil: 3/6/2004

Emissora no Brasil: Warner

O episódio desta quinta de Everwood foi um dos mais tristes da série, talvez revoltante ou apenas real… O que as pessoas não fazem movidas por preconceito, ou melhor dizendo, o que nós também fazemos por preconceito!!! Foi um episódio para repensarmos nossas vidas, nossas atitudes e escolhas, pois foi muito reflexivo.

A hora da verdade vem a tona quanto Linda conta a Delia (uma criança de 11 anos) que tem Aids, e vocês podem imaginar o resto. Mesmo prometendo segredo a Linda, Delia conta a uma amiga no colégio, que conta aos pais, e em instantes toda Everwood fica sabendo…

Linda, que é médica e trabalha na mesma clínica de seu irmão, Dr. Harold Abott, se vê obrigada a deixar a clínica pois toda cidade para de consultar com eles e ainda por cima querem abrir um processo contra os dois, por terem escondido a doença e por ela trabalhar normalmente, oferecendo riscos aos seus pacientes… No fim Linda desiste de trabalhar no consultório pois senão o mesmo seria fechado, mas o triste de tudo é que ela ficou o maior tempo fora da cidade e fora do convívio da família dela, e quanto volta para junto daqueles que ama, para encontrar forças e contar sobre a doença, tudo se revela num mundo de preconceitos. É tocante a cena quando ela conta que aprendeu a amar esse novo corpo que carrega a doença pois o que vale é sua alma…

Mais lindo ainda é quando ela conversa com Delia no final do episódio dizendo que agora que todos sabem a verdade, todos carregam um pouquinho da dor dela, do fardo, e com isso, fica mais fácil para ela continuar vivendo. Enfim foi muito forte tudo isso, ver todo o preconceito que ela sofreu, vê-la abandonar o seu trabalho (claro que hoje sabemos que nenhuma pessoa deve sofrer esse preconceito e pode entrar na justiça contra isso) mas ali na série, todas as circunstâncias a levavam a abrir mão de tudo, em prol de seu irmão e toda sua família.

Dr. Brown é confrontado por Ephram sobre a relacionamento dele com Linda, onde Ephram fala que o pai é tudo o que ele e Delia têm, e que acidentes acontecem, que qualquer um pode morrer amanhã, mas no caso de Linda ele escolheu se expôr ao risco, e que ele tem uma família para cuidar agora… Eprham diz: “o que pode acontecer quando Delia se apegar a Linda e ela adoecer?” (Adendo: e Everwood começou justamente com a morte da mãe de Ephram e Delia).

Isso resulta numa conversa entre Dr. Brown e Linda, onde ele termina o relacionamento com ela. Nossa, quando vi este episódio a primeira vez fiquei chocado, triste, decepcionado com o rumo disso tudo… Foi muito forte, muito marcante… Parece que é uma situação onde não existe certo e errado, apenas existem escolhas a serem tomadas e nos resta aceitar e suportar a consequencia das mesmas… A vontade é lutar contra tudo isso, contra toda a cidade, mas Linda acaba fazendo uma escolha diferente.

A atriz que faz Linda (Marcia Cross) me surpreendeu porque ela tem uma força no olhar, uma forma de passar toda a cena que você fica tocado… Até mesmo Dr. Brown que por muitas vezes o acho arrogante dessa vez admito que ele não quis ser cruel ou egoísta na decisão que tomou, ficou claro no olhar dele, na expressão que ele estava muito triste, pois Linda foi a primeira pessoa por quem ele se apaixonou após a morte da mulher e infelizmente ele acabava de desistir desse amor…

Enfim, fortes emoções tomaram conta de Everwood nesta quinta e ainda tem mais, a série tem mais três episódios para encerrar essa temporada e a cada um nos coloca em situações diferentes, decisões e nos faz deparar com a verdade às vezes, e é quando percebemos o quanto o mundo pode ser injusto e preconceituoso, cabe a nós encontrarmos uma forma de conviver com isso, sem revoltas ou dor e buscar ou encontrar a felicidade da forma mais simples possível.

Agora na série, de que lado será que nós ficaríamos?? Será que a trataríamos com todo esse preconceito?? Se estivéssemos no lugar de Eprham também acharíamos a relação do pai dele com Linda um risco?? E Dr. Brown agiu certo ao terminar tudo? Linda fez o certo ao largar tudo para salvar a clínica??

Anúncios
Explore posts in the same categories: Everwood, Opinião

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: