MERLIN – THE LAST DRAGONLORD (2X13) SEASON 2 FINALE

E a espera acabou, neste último sábado, 19 de dezembro, quando tivemos a tão aguardada season finale da 2ª temporada de Merlin. Após 2 excelentes episódios, envolvendo Morgana e sua traição a Camelot, os fãs aguardavam ansiosos a esse final e confesso, que não decepcionou em nada. Elevou o nível da série e alem de desdobramentos importantes que levaram a série a passos seguros adiante, trouxe revelações e surpresas. Se certas cenas pareceram óbvias, outras em compensação surpreenderam. O problema será esperar a próxima temporada, pois as séries inglesas costumam demorar muito para voltar e ficam um longo tempo fora do ar. No caso de Merlin, as filmagens estão marcadas para iniciar em março e provavelmente só em setembro teremos a aguardada 3ª temporada da série. Até lá ficam as expectativas e pensamentos do que a série nos reservará, pois após este grandioso final, com certeza, a série não será mais a mesma.

E o episódio já começou forte e repleto de ação, com Arthur e seus cavaleiros tentando defender o reino de Camelot de um ataque, e quem estava atacando Camelot? Sim, o dragão que tanto ajudou Merlin e o lembrava do grande destino que o jovem mago tem ao lado de Arthur, o grande dragão que vária vezes ajudou Merlin a evitar a destruição de Camelot. E eis que agora ele tenta destruir o reino. E então, um furo no roteiro? Acredito que não, pois o dragão estava tomado pelo ódio por ter sido aprisionado por Uther e acredito que na verdade, sua intenção era destruir Uther e não Camelot. Porem sua fúria o cegou totalmente, fazendo atacar ate mesmo Arthur e matar várias pessoas inocentes, que nada tinham a ver com Uther. E para evitar a destruição do reino, Gaius fala ao rei que talvez apenas um “Senhor dos Dragões” consiga dominar a fera, mas Uther como sempre desconsidera isso, pois na sua mente perturbada, esses senhores estão ligados a magia, e há anos foram banidos e mortos do reino por Uther, onde apenas um escapou. Arthur não atende ordem do pai e junto a Merlin, vão atrás do último senhor dos dragões existente, chamado Balinor.

Interessante é ver um Merlin, sentindo-se culpado e acuado. Quando Merlin se desculpa por tudo a Arthur, o príncipe fala que ele não tem que se desculpar pois não tem culpa nenhuma. Mas sabemos que Merlin libertou o dragão, porem nem Gaius desconfia que Merlin fez isso. Mas haviam outras revelações importantes que o seriado estava prestes a fazer e a maior delas foi descobrimos que esse tal de Balinor é o pai de Merlin. Gaius ajudou Balinor a escapar e ele foi para Eldor se esconder na casa da mãe de Merlin, pois já havia um relacionamento entre eles. Merlin ficou indignado por não ter sabido disso antes e por ter crescido sem pai. Foi uma comovente e forte cena entre ele e Gaius. E com isso, o episódio que, apesar de toda ação necessária, mostrando o ataque do dragão a Camelot, foi se tornando mais introspectivo, com um Merlin comovido e tocado por estar indo ao encontro do seu pai.

Quando o encontro acontece, sem dúvida a série nos rendeu um dos momentos mais fortes e emocionantes até aqui. Merlin a princípio não revela ser seu filho, assim como Balinor não revela ser quem é, mas quando Merlin diz que Arthur é Lancelot, já prevendo a revolta de Balinor contra Uther, seu pai não acredita fácil e fala que Arthur é o filho de Uther. Merlin pede sua ajuda para combater o dragão, e ele se nega, o que já era previsto, pois assim como Morgana, Balinor é mais um na lista que deseja o fim de Uther. E nesse momento discordei um pouco do episódio, pois Merlin começa a falar que Balinor não é nada daquilo que esperava que fosse, algo como decepcionante e vamos ser francos, Balinor teve que fugir de Camelot para não ser morto, se escondeu na casa de Merlin e novamente teve que fugir e se afastar daqueles que amava para sobreviver, se escondendo na floresta, além disso, Balinor revela que Uther o enganou. Quando lhe pediu que trouxesse o último dragão, dizendo que era para fazer as pazes, não foi nada disso, como bem sabemos. Então porque cargas da água ele iria ajudar a salvar Uther ou Camelot? Lógico que a série deu um motivo a ele quando Merlin fala que Balinor pode ter um filho morando lá. Aos poucos, Merlin vai arrancando do seu pai as verdades do seu passado, assim como vê toda a raiva que ele sente de Uther e vai mais longe ao dizer que entende o sentimento de revolta de Kilgara (isso, esse é o nome do dragão). Mas mesmo assim, não era para Merlin ficar tão decepcionado com ele, pois todos odeiam Uther e talvez o maior problema da série seja esse lance de Merlin ter que proteger Camelot e indiretamente acaba parecendo estar ou ter que defender Uther, mesmo sabendo que se Uther descobrisse quem Merlin é, poderia correr risco de vida.

Falando em Uther interessante vê-lo se borrando de medo escondido dentro do castelo, devido ao dragão. Fora o sentimento de culpa ou impotência que acredito eu, talvez ele sentisse ao ver Camelot sendo destruída. No episódio anterior, já vimos o rei sentindo um certo remorso pelo destino de Morgana. Falando nela, achei válida a cena entre Gaius e Gwen onde eles falam de Morgana, achei importante tocarem no sumiço dela no último episódio e falando em Gwen, Gaius percebe a ligação entre ela e Arthur, fortemente evidenciada nesse episódio, mostrando que ambos sentem algo um pelo outro ainda, apesar de Lancelot, e Gaius dá uma certa esperança a moça.

Mas a parte mais emocionante do episódio vem quando Merlin e Balinor começam a fazer suas revelações, quando Merlin se refere a Gaius, aos senhores dos dragões e demonstra estar desapontando por Balinor, aparentemente não honrar seu dom e não usa-lo, não para salvar Uther, mas para salvar vidas inocentes, que nada tem a ver com um rei tirano. Mas Balinor volta atrás e resolve ir com Merlin e Arthur a Camelot. Nesse ponto do episódio Balinor, fala a Merlin que o dom de ser um senhor de dragões não é algo que se aprende e sim se passa de pai a filho. O episódio nos alertava de algo e eu não havia percebido. Nesse momento, vem a cena mais tocante quando Merlin aos poucos fala que Balinor se refugiou em Eldor, na casa de uma mulher, e que ela tem um filho e Balinor diz, ela se casou de novo, e Merlin diz não contando que é seu filho. Nossa, uma das cenas mais lindas que já vi, pois com Arthur perto, pai e filho não podiam se abraçar, chorar ou demonstrar emoções mais fortes pelo momento marcante que viviam. Linda cena, perfeita. Mas o alerta que o episódio deu, sobre ser um senhor dos dragões, ficou mais evidente, numa triste cena do episódio, quando atacados, o pai de Merlin morre, dando a vida pelo filho, e Merlin sofre calado, não pode revelar suas emoções, demonstra-las, nem mesmo ao ver seu pai morrer em seus braços. E dessa forma, Merlin se torna o novo senhor dos dragões, como seu pai havia dito, é um dom sagrado, não se ensina, nem aprende, faz parte de você e com a morte dele, Merlin recebeu seu dom. Cenas lindas, fortes, emocionantes e impossível não chorar ao ver o sofrimento de Merlin e ele não podendo externá-lo.

Cumprir um destino, ser um herói, talvez exija isso, perdas, dor, sofrimento, tudo em função de algo maior e Merlin aos poucos vai aprendendo tudo isso. Talvez tudo aconteceu por um motivo, a revolta do dragão não foi em vão, serviu para Merlin conhecer seu pai, aprender mais sobre seu destino, seu passado e futuro e ajudar na sua formação do grande mago que será, ao receber um importante dom ao perder seu pai. De certa forma, apesar da dura perda, o dragão impulsionou o destino de Merlin, cada vez mais ao destino certo que deve seguir. E tudo isso foi muito emocionante, repito, ver Merlin não podendo nem chorar ao perder o pai, foi muito comovente. Eu até me perguntei, porque Merlin não usou seus poderes antes nesse duelo, impedindo isso, mas como imaginei, tudo talvez fizesse parte de um plano maior.

As cenas seguinte, quando Arthur comunica a Uther que o ultimo senhor dos dragões morreu, também mostraram a dor de Merlin e Gaius e o lado insensível de Uther ao dizer que por muito tempo desejou isso e fazendo uma referencia ao cavaleiros da távola redonda, Arthur solicita que 12 cavaleiros se juntem a ele para combater a fera. E no duelo final Merlin tem a chance de colocar em prática o dom que herdou de seu pai e descobrir se é tão poderoso o suficiente ao enfrentar o dragão frente a frente. E a cena foi marcante, outra linda cena, seu pai o aconselha e fala que as almas de Merlin e do dragão são irmãs e Merlin consegue colocar seu novo dom em prática e tem misericórdia do dragão o deixando vivo. Sem dúvida uma cena forte e linda, reforçando os laços de amizade entre dois series místicos tão poderosos. Mas como sempre, Merlin não pode revelar que mais uma vez ele resolveu tudo e deu toda a glória a Arthur. No finalzinho, Gwen não se contem e abraça Arthur dizendo que teve medo de perdê

-lo, assim como Gaius reforça os laços de pai/mentor com Merlin.

Sem dúvida um forte e emocionante episódio, muito mais marcante e importante que o final da primeira temporada. Agora é aguardar, ficar pensando quando Arthur descobrirá quem Merlin realmente é, se ele inicialmente ficará agradecido por todas as vezes que Merlin o salvou, ou se ficará bravo por Merlin nunca ter contado seus segredos e não confiado nele. Ainda teremos o retorno de Morgana, que com certeza renderá cenas marcantes e fortes entre ela e Merlin, pois ela não perdoará Merlin facilmente, assim como considerei sábia a decisão de Uther não morrer nessa season finale, pois espero por um enorme confronto entre ele e Morgana. E não poderiam matá-lo antes de colocá-lo frente a frente com ela. Morgana merece uma cena para colocar tal tirando em seu devido lugar. Acredito que a terceira temporada promete, e talvez seja a melhor de todas ao finalmente se aprofundas nas lendas do rei Arthur. The Last Dragonlord coroou essa série a colocando num nível maior do que uma simples história juvenil, fechou uma brilhante temporada e nos deixou ansiosos pela próxima, sem esquecer das fortes emoções que causou. Última coisa a citar, Colin Morgan, o Merlin, deu um show de talento e interpretação, fiquei impressionado com tanta força e expressão! Então é isso, nos vemos agora, quando Merlin retornar. Até lá!

Explore posts in the same categories: Merlin, Opinião

Tags: , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

15 Comentários em “MERLIN – THE LAST DRAGONLORD (2X13) SEASON 2 FINALE”

  1. Rodolfo Lôbo Says:

    Eu achei esses episódio fantástico. Com certeza o episódio mais emocionante da série, seja pela ação quanto pelo drama. A cena da morte de Balinor é inesquecível.

    Espero que Colin Morgan possa nos proporcionar outras temporadas e bons filmes. De acordo com o IMDB ele está agora fazendo seu primeiro filme, que tenho certeza haverá uma ótima interpretação já que ele será o protagonista.

    Parabéns pelos reviews, espero que na próxima temporada, que promete ser ainda melhor, você possa fazer seus comentários sobre os episódios.

  2. markinseries Says:

    Ola
    poxa obrigado pelo incentivo e por comentar aqui. tambem achei esse episodio muito bom e olha que passei a semana ansioso esperando por ele e valeu a espera pq foi otimo. eu ja havia adorado os 2 anteriores e os 3 ultimos eps foram num nivel muito superior a praticamente a diversos episodios da serie. junto a esses 3 coloco tbem o episodio de lancelot nessa temporada q foi lindo. enfim, mais uma vez obrigado e volte sempre ae. abraço

  3. Alexandre Says:

    Realmente Colin Morgan deu um show nesse episódio. Assisto Merlin desde o lançamento e sempre gostei de série, mesmo achando ela meio infantil em alguns pontos, mas a segunda temporada foi muito boa. E o final então, cheio de emoção, realmente fechou muito bem a temporada.

  4. markinseries Says:

    ola alexandre, valeu o comentario. eu gosto muito da serie, graças a ela procurei saber mais a respeito das lendas de arthur e morgana, senao eu nem teria como comentar a serie. eu espero que ela mantenha esse lado mais forte, ate mais sombrio, dos 3 ultimos episodios dessa temporada, é claro mantendo o lado de humor as vezes, mas acredito que aprofundar no destino dos personagens, a serie precisara se focar mais no drama e talvez ate um lado mais dark as vezes, para perder esse lado infantil e ser levada mais a serio porque assunto nao falta se for ir a fundo nas historias principalmente de morgana e arthur. ja sobre merlin o que li na internet é totalmente diferente, a serie mudou muito a historia para colocar arthur e merlin jovens numa mesma epoca, mas mesmo assim se aprofundarem na historia especifica dele, o final nao seria satisfatorio, ja q ele ta destinado a ser um grande mago, quero ver de que forma irao abordar o crescimento dele, ja que nas historias mais famosas, o seu fim nao é dos melhores.

  5. FABIOTV Says:

    Olá, tudo bem? Quero desejar um excelente Natal para você e seus familaires. Abraços, Fabio http://www.fabiotv.zip.net


  6. Não fique com pressa de Merlin revelar seu segredo e Uther morrer.
    Devido a história, quando isso acontecer Merlin e Arthur serão mais velhos, e os adores Colin e Bradley não farão mais parte da série, e é uma grande série.

    abraço entre no site do programa que produzo
    http://www.programavideverso.com.br

    no orkut
    Programa Vide Verso
    abssssss

    • markinseries Says:

      ola lucas, td bem?
      obrigado pela visita viu, vi seu site e é incrivel otimo programa. ah se eu tivesse net pra poder ver hehehe
      sobre o q vc falou eu concordo, nem tenho essa pressa do arthur descobrir, sei q a serie mudou muito toda a mitologia dos 2. mas percebo q o publico reclama muito de arthur nao descobrir ainda. eu só acho os 3 eps finais dessa temp finalmente levaram a serie a outro nivel e caminharam a passos largos em direcao ao futuro dos personagensm, especialmente morgana q adoro.
      grande abraço e otimo 2010 viu
      felicidades e saude

      • Lucas Says:

        Me add no msn!
        Quero conhecer onde é as gravações do Merlin na Inglaterra, quem sabe né!
        absss
        Lucas

    • Marquinho Says:

      ae lUcas
      poww conhecer onde fazem as gravaçoes seria mara hehee
      entao nao tenho teu email pra add
      se for o q vc escrevi aki ta add
      abraço

  7. Celly Says:

    Meu episodio favorito de Merlin até agora, sou super fã do Colin, um ator com rara sensibilidade que me conquistou logo no primeiro episodio ! Adorei o gesto de misericordia que ele teve com o dragão e o momento da perda do pai. Fantástico episódio e só fico triste por ter que esperar até Setembro para assistir a terceira temporada ! Adorei seu blog, parabéns pela resenha !!

    • markinseries Says:

      ola celly
      nossa obrigado pelas palavras e força aki no meu simples blog. adoro merlin e é um prazer escrever sobre os episodios e tive q dar uma lida boa em diversos materiais sobre toda essa mitologia pra poder escrever.
      obrigado viu, feliz 2010


  8. Estou dando uma passada rápida para atualizar minha leitura por aqui, se eu não voltar até a virada, quero desejar-lhe um FELIZ ANO NOVO, repleto de bençãos, saúde e muito amor.

    Tudo de bom para você e sua família.

    Beijo grande

    http://joycebc.blogspot.com

  9. Paulinha Says:

    Oi

    Adoreia série pelo fatos do enredo se desenrolar com praticamente dois personagens principais: o Merlin, sendo muitissimo bem interpretado pelo Colin (ele já estava pronto desde o primeiro episodio) e o Arthur, primeiro pensei ser apenas um figurante bonitinho, mas o Bradley evoluiu muito, dosando bem o humor tipicamente ingles e uma boa interpretação. Vou aguardar a terceira temporada ansiosa.

    Vc concorda, me manda um review.

    Parabéns pelo site (adoro ler opiniões inteligentes).

    A


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: