MERLIN – THE SINS OF THE FATHER (2X08)

Um grande episódio nessa 2ª temporada de Merlin, talvez o mais forte e tenso dessa temporada. Realmente a série tem muito potencial a ser explorado quando ela resolver explorar todos esses mistéris e mentiras do passado colocadas embaixo do tapete. A lenda de Merlin e Arthur é muito rica. É verdade que a série mudou muita coisa, explorando a lenda de outra forma, mas eu ainda gosto muito dessa nova versão criada. Dessa vez a série nos trouxe Morgause, mais uma bruxa. Nas lendas mais conhecidas ela é tia de Morgana e Arthur, irmã de Igraine (os 2 são irmãos nas histórias originais), em Merlin ela aparece como meia-irmã de Morgana. Enfim mudanças que dão a lenda um novo teor, Nimueh que participou da 1ª temporada como uma oponente de Merlin, nas histórias já contadas ela tem uma relação com Merlin e o engana aprendendo todos seus conhecimentos e o aprisionando numa gruta, em Merlin eles não tiveram nenhum envolvimento emocional. Mas com ou sem mudanças, confesso que a ligação entre Merlin e Arthur, os mistérios na vida de Morgana, o triângulo Gwen, Lancelot e Arthur estão todos muito bem desenvolvidos, a série faz um execelente trabalha e é encantadora de se ver. O episódio do último sábado do canal BBC1, “The Sins of the Father” foi sem dúvida um dos melhores da série porque chegou muito perto de certas verdades mas precisou reverter isso originando mais segredos que no futuro podem causar grandes acontecimentos na série.

Em “The Sins of the Father” temos uma mulher chegando a Camelot para desafiar Arthur, e ela é Morgause uma feiticeira, Arthur aceita o desafio e perde e ela oferece uma proposta a ele, que ele vá ao encontro dela em alguns dias deixando o principe curioso ao falar que conheceu sua mãe. Na verdade ela apareceu para colocar pai contra filho, ao revelar a verdade sobre a morte da mãe de Arthur. Provavelmente ela quer se vingar de Uther pela morte de Nimueh ou por ele ter abolido toda a magia do reino e é interessante como Arthur a vê de forma boa e diz a Merlin que o seu pai está errado em achar que todos que mexem com magia são maus, o que certamente deixou Merlin satisfeito. Porém as intenções de Morgause não são boas, ela cria um encontro entre mãe e filho e é revelado a Arthur a verdade sobre seu nascimento, que Uther queria um herdeiro, ela não conseguia engravidar e ele fez um trato com Nimueh mas tal acordo, levou a vida de Igraine em troca do nascimento do filho. Na verdade Uther foi enganado por Nimueh, ele não sabia que ela poderia morrer, mas é claro que Morgause não revelou isso a Arthur. De fato Uther não é nenhum santo, e a cada episódio o odiamos ainda mais, nesse então foi demais a hipocresia dele e fingimento. Ele pode não ter matado sua mulher, mas culpar a todos por isso condenando a morte quem pratica magia é um terrivel erro. E foi ótimo ver o filho confrontando o pai e jogando na cara dele todas essas verdades. O duelo dos dois foi sem dúvida uma das cenas de maior impacto na série e realmente forte, e senão fosse Merlin, Uther poderia ter ido dessa pra melhor. Infelizmente Merlin precisou mentir para Arthur, dizendo que Morgause mentiu e que usou magia para isso e que magia realmente é algo mau. Realmente Merlin precisou de muita nobreza e humildade, ou talvez humanidade pra assumir tal posição e salvar um rei que não merecia ser salvo.

Ao final vemos Uther agradecendo a Merlin, sempre com aquele seu jeito arrogante e autoritário. Merlin ao descobrir toda a verdade sobre o nascimento de Arthur, cobra de Gaius porque ele escondeu isso dele. Mas ao ver o que Arthur quase fez com seu pai, ele entendeu o motivo, realmente Arthur ainda não pode saber a verdade. O ruim é o de sempre, chegamos bem perto da verdade, de uma grande reviravolta na série e no fim ela mesma volta a tras fazendo Arthur continuar vivendo sem saber da verdade, mas acredito que isso dará futuramente a série muitos assuntos e importantes acontecimentos, porque Arthur se sentirá enganado por Merlin. Ainda sobre os dois, a cena da floresta mostra o quanto, ao jeito deles, eles sao amigos e tem uma forte ligação. Eu acho bonito ver tal amizade ir se construindo assim de forma tão sólida e real. Mesmo que Merlin minta todo dia para Arthur sobre seus poderes, é ele quem salva o amigo sempre. E hoje nesse episódio, Merlin ajudou muito a Arthur, pois ele jamais se perdoaria e sabe-se lá que homem se tornaria se matasse o próprio pai.

Infelizmente talvez Merlin nunca aprofunde tanto a lenda desse mago, acho que dificilmente ela ficara uma serie sombria, triste e de grandes impactos, acho que será sempre leve e no máximo terá confrontos mais sérios como o desse episódio, mas ainda assim, a série prova a cada episódio o quanto tem para contar, o universo enorme a ser explorado desses personagens. Fiquei pensando se fosse uma série americana, talvez ficassem o episódio todo apenas no duelo de Morgause e Arthur e tais revelações ficassem para um próximo, já Merlin num episódio cria histórias para cada bloco do episódio, é sempre muita ação e quando ela se prende a revelação de grandes mistérios, ela acerta em cheio no que os fãs querem ver. E a essa altura, acredito que ninguém já se preocupa tanto em saber quando descobrirão que Merlin é um bruxo, porque há muito mais a ser contado e tudo parece interessante.

Além de Merlin, Arthur e Uther, a série trouxe nesse episódio mais uma ótima história para Morgana, já que aqui ela será a meia-irmã de Morgause, e isso a ajudará a compreender mais sua questão de bruxa e talvez a coloque contra a Uther, e ainda a leve para o mau caminho, já que Morgana segundo as lendas será uma grande inimiga de Merlin. Resta saber se na série isso se manterá. Mas bonita a cena de Morgause ajudando a irmã, livrando ela dos pesadelos.

Mesmo o episódio tendo recuado no final eu ainda considero um grande e ótimo episódio, resgatou todo o mistério da 1ª temporada. Agora faltam 5 episódios para o final da temporada e me parece que Morgause será a vilã da temporada, veremos que revelações ela fará e como isso afetará o destino de todos. Num episódio onde a cena de Arthur chorando apos brigar com o pai foi extremamente comovente, onde Arthur nos comoveu o episódio todo pela dor da perda da sua mãe e pela culpa que carrega, eu vejo Merlin como uma série que tem um grande potencial pela frente se continuar no caminho certo.

Explore posts in the same categories: Merlin, Opinião

Tags: , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: