MERLIN – The Witchfinder (2×07)

s2b-1

Agora sim, novamente Merlin traz um excelente episódio, e não os 2 últimos que deveriam ser desconsiderados, de tão inúteis e trash. Mais uma vez Merlin precisou ser astuto, rápido e o que me impressiona nessa jornada para se tornar um grande mago não está no poder da sua magia mas sim na sua inteligência, que a cada episódio ele se vê obrigado a expandi-la e testa-la. Na maioria das vezes o uso da mágica é pouco e mínimo, para definitivamente usar alguma magia, ele tem que antes ter planejado algo que realmente funcione e se preocupar com cada detalhe. Acredito isso ser um bom exemplo de que um homem inteligente precisa ter um coração inteligente, repleto de bondade, pois esse coração que o faz agir pelos mais desconhecidos vales da emoção humana, também o guiará para com sabedoria, tomar as decisões certas. A inteligência não serve de nada dentro de uma alma fria e sem generosidade.

E nesse episódio de Merlin percebi o grande garoto que ele já é. A dor e o sofrimento de ver seu mentor e amigo Gaius ser acusado injustamente, e pior no seu lugar, fez com que Merlin se virasse do avesso para livrar seu amigo da condenação. E a melhor forma disso foi virar o feitiço contra o feiticeiro. Aredian usava de métodos nada verdadeiros para arrancar confissões de suas testemunhas ou condenados, e no final se viu no meio de uma armadilha, assim como muitas vezes ele cometeu com outras pessoas. Aredian provou do seu próprio veneno e foi desmascarado no final.

Nem preciso falar da amizade entre Gaius e Melrin. Gaius aceitando morrer para salvar seu pupilo assim como Merlin lutando para impedir isso. E no final os 2 rindo de tudo isso. Mais do que nunca isso prova o coração que Merlin possui, repleto de bondade e generosidade e se um dia ele se tornar um grande mago, deverá isso a bela alma que possui. Ninguém chega a lugar algum usando dos fins para justificar os meios. Uma trajetória de gloria se faz preservando a nós mesmos, nossos sentimentos e a quem amamos. E foi nesse episódio que entendi a diferença entre Merlin e Morgana (que futuramente será uma grande bruxa também). Enquanto Merlin fazia de tudo para salvar Gaius, Morgana não fazia absolutamente nada, muito mais preocupada com que descobrissem suas magias. Talvez essa seja a diferença entre os 2, talvez ela não tenha uma alma tão generosa e se corrompa no processo para seguir seu caminho. Mesmo ela já ter dando provas que é uma pessoa boa, como o dragão bem avisou Merlin quando disse a ele que Morgana não deveria saber do que pode ser capaz, talvez ele esteja certo e o poder a transforme de alguma forma. Mais que medo em Morgana, senti atitudes egoístas. Não sei se o episódio tinha por idéia apresentar isso, mas foi o que li nas entrelinhas.

Sobre Uther nem preciso comentar nada, pode não faz um homem, não indica sua sabedoria muito menos seu coração. E Uther é um ser humano covarde e frio afundando em seus pesadelos. A cada episódio ele consegue fazer com que o detestemos mais. Nesse episódio ele foi ainda pior que nos anteriores, mandando um amigo a execução. Gostei muito quando Gaius “educamente” diz umas verdades que esse tirano rei merecia ouvir, uma pena que alguém como ele seja limitado para aprender algo.

Gwen teve papel importante novamente, enquanto Morgana não fez nada por Gaius, estava lá Gwen, uma serva desafiando seu príncipe para que ele se posicione e salvasse Gaius. Merlin corajosamente também enfrentou Uther para salvar Gaius. Um episódio muito bom, suspense e ação. E o que me agrada em Merlin é que os episódios são repletos de reviravoltas, uma história é iniciada e de dentro delas outras vão surgindo, nem sempre para enrolar, mas as vezes tornando tudo mais dinâmico. Eles apresentam um fato, desenvolvem, as vezes o resolvem no meio do episódio ou até antes, e dele surgem outros acontecimentos para serem solucionados no final.

Do pouco que sei sobre Merlin, Artur, Gwen e Morgana, considero essa adaptação a tv, uma das mais interessantes, e talvez a que mais goste. Nos livros vemos Merlin adulto, ao lado de Uther e depois ao lado de Artur, em alguns Artur é filho de Uther e herdeiro do trono, em outros ele é um filho bastardo, talvez a única história correlata em todos é o amor de Gwen e Lancelot e sua traição a Artur, e além disso em todos eles Merlin aparece como um conselheiro. Mas nessa série o universo de Merlin e Artur é recriado, num universo jovem, mostrando o início de uma amizade, de romances, de conhecimentos e transformações. Como eu disse aqui, Merlin não será apenas um grande mago pelo seu imenso poder mas sim a cada episódio vejo que será um grande mago pela forma que usará essa magia, graças a uma sabedoria desenvolvida em seu crescimento e a generosidade que possui em sua alma. Foi um ótimo episódio e a trama continua, assim como nossa curiosidade sobre quando Uther deixará o trono, como, quando morrerá, quando o segredo de Merlin será revelado, quando Morgana e ele se tornarão ou não inimigos, e enfim muitas outras histórias, estamos apenas na metade da segunda temporada e acredito que Merlin tem muita coisa para contar ainda. Aliás no próximo episódio a verdade sobre a mãe de Artur poderá ser revelada.. será? É aguardar para ver!

Explore posts in the same categories: Merlin, Opinião

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: