MERLIN – Lancelot and Guinevere (2×04)

s02e04_gwen_lancelot_01_1600x1200

Merlin, Merlin, nossa, como pode tanta ficção, magia nos encantar tanto? Tudo bem, talvez o termo não seja “nós”, e sim “eu” pois ainda não sei a opinião de vocês, mas o 4º episódio de Merlin, “Lancelot & Guinevere” foi uma dos mais belos que já vi da série. Toda vez que se trata de castelos, era medieval, príncipes e princesas, muito mais que os duelos, as lutas, vistos nesse tempo, o amor impossível ou repleto de obstáculos é o que mais me fascina em filmes ou séries do gênero. Tudo se torna tão maior, tão épico, o coração sente o que quer mas nem sempre vai onde quer, há destinos maiores a serem seguidos, mas quando vemos esses jovens personagens tão apaixonados, me pergunto, o maior destino nessa vida, em toda uma caminhada não seria o amor?

Numa época de brasões, nobrezas, títulos, regras de etiquetas, condutas e destinos traçados a serem seguidos, por vezes o amor invade esses destinos, fazendo com que as pessoas precisem tomar certas decisões que fogem a qualquer regra estabelecida, tudo porque o coração fala mais alto. Esse episódio de Merlin, tratou um pouco disso. Corações apaixonadas, corações quebrados. De fato um lindo episódio!

Tudo começou com uma viagem de Morgana, acompanhada por sua serva Guinevere e guardas ao túmulo de seu pai, mas no caminho são capturadas por bandidos de Hengist, Morgana consegue escapar mas Gwen é capturada e se passa por Morgana para permanecer viva. De volta ao castelo, Morgana exige do rei que ele salve Gwen mas como já era de esperar ele não irá mandar centenas de guardas para salvar uma serva. Arthur não contraria seu pai na sua frente, mas decide ir com Merlin resgata-la.

Como sempre diversas cenas divertidas entre Merlin e Arthur, concordo que as cenas de Merlin caindo de sono no caminho, assim como na escalada do castelo me pareceram mais para encher lingüiça, e mesmo engraçadas só me deixavam mais ansioso pela cena do resgata. Vale citar uma dessas cenas de Merlin e Arthur, onde Arthur indiretamente admite os sentimentos dele por Gwen. Merlin já havia percebido a grande preocupação de Arthur pela serva de Morgana, e era muito maior do que apenas de alguém da nobreza preocupado com seu súdito, ele estava realmente apaixonado por ela. E através de perguntas diz isso a Merlin, inclusive fala de ser um amor impossível pois se seu pai não aceita enviar guardas para salvar uma serva, imagine o que não faria se soubesse que o filho está apaixonado por ela. E Merlin, sempre atrevido diz, o dia que você for rei poderá mudar isso, mas Arthur não acha justo faze-la esperar por ele tanto tempo, mas Merlin novamente fala que se o que ela sentir por Arthur for igual o sentimento dele, ela esperará.

A verdade é que Gwen ficou balançada por Arthur, não sei se tão apaixonada assim, e Arthur está interessado nela. Mas devido a todas as regras já conhecidas, os 2 voltam a seus lugares e agem como apenas 2 amigos, deixando seus sentimentos de lado, camuflados. Mas em situações como essa de perigo, torna-se difícil ignora-los, foi o caso de Arthur. Mas como na vida nada é tão fácil, além das questões sociais que impede esse amor, Arthur tem que encarar uma nova decepção. Um antigo e querido personagem está de volta, e de fato, algue muito importante e especial para Gwen.

Lancelot (Santiago Cabrera), um lendário guerreiro medieval, um dos maiores. Desde que saiu de Camelot ele segue a vida fazendo apenas o que sabe, lutar. Para sobreviver ou nesse caso, quase morrer assim. Confesso que por mais que eu simpatize por Gwen e Arthur, todas as cenas, digo, todas elas que envolveram Lancelot r Gwen me comoveram demais. Foram lindas. Pouco antes dele lutar, quando ele vê Gwen na platéia, mais tarde quando vai falar com ela em sua cela, e a forma que Gwen dá vida novamente a esse homem, a forma que ele toca no coração dela novamente. Ele diz que não há um dia que não pense nela, e pergunta se ela sente o mesmo, logicamente após o que aconteceu entre ela e Arthur, ela usou de uma respsota mais gentil, dizendo que pensou que nunca mais iria vê-lo. De fato, Lancelot foi embora e ela seguiu sua vida, o que não impede de ficar fortemente balançada ao vê-lo de novo. E é Gwen que o encoraja a acreditar em si prórío novamente, em viver por uma razão maior. Falando a ele do tipo de homem e pessoa que ele é. Achei linda a cena. Os olhares, quando ele toca na mão dela.

E assim Lancelot tenta libertá-la. Sendo capaz de dar a própria vida para salva-la. É claro que Gwen já estava mais do que apaixonada por ele novamente, afinal ela sabia que alguem de Camelot viria salva-la? Sendo apenas uma serva? Então a cena da fuga, quando ele diz ela lhe deu uma nova razão de viver de verdade, e a manda fugir, enquanto volta para enfrentar os guardas, foi simplesmente linda. Ela correndo pelo túnel, sumindo ao longe. E ele lutando. Eu ja havia gostado da participação de Lancelot na temporada passada, então agora estou sem palavras para descrever o quanto gostei desse episódio justamente por sua participação novamente.

Mas como a série é sobre Merlin e Arthur, logicamente Lancelor não seria o herói do episódio, ao menos, não sozinho. Tanto Gwen quanto ele são recapturados e colocados na jaula de luta onde um animal devora suas vítimas. E então aparecem Arthur e Merlin para salvá-los. Como sempre, Arthur acha Merlin um inútil e atrapalhado, mas senão fosse os poderes mágicos de Merlin, seria dificil escapar dali. Gostei da rapida conversa entre Lancelot e Merlin, onde Lance diz, continua usando seus velhos truques hein Merlin. Até então ele é o único a saber. Mas após essa fuga acho que finalmente cheguei ao ponto do episódio. Arthur percebe a forte ligação entre Lance e Gwen, e o seu coração todo apaixonado, realmente se parte ao ver isso. Da mesma forma que Lance percebe os sentimentos de Arthur por ela. Na hora da saída do castelo, Lance pergunta onde estão os guardas e Arthur diz somos apenas nós dois, o que faz Gwen perceber o que o levou até ali, ou seja os sentimentos por ela. E ao mesmo tempo Arthur e Merlin vêm quando Lance pega na mão dela. Pequenos detalhes, grandes revelações do que o coração tenta esconder. Nas cenas que se seguem, um certo desconforto e dor nos olhos de Gwen, Arthur e Lance, onde as verdades nao ditas vao se tornando claras, e novas escolhas vao sendo tomadas. Também estão todos aliviados e felizes por estarem salvos, especialmente por salvá-las, mas não é o sentimento mais transparecido nessas cenas. Arthur magoado, responde a Lance que só foi salvar Gwen porque Morgana insistiu, escondendo seu real motivo. E para Gwen, tão dividida, nao foi confortavel ouvir isso. Lance obviamente percebeu tudo, e fala com Merlin sobre isso e decide ir embora, dizendo que não ficaria no caminho dos dois e quando Merlin pergunta dos sentimentos dele por ela, ele apenas diz, que os seus sentimentos não importam e pede a Merlin para dizer a ela que ela o mudou para sempre, mas que algumas coisas não são para acontecer.

Confesso que foi o primeiro episódio de Merlin que encheu meus olhos de lágrimas, e entendo Gwen pois é mais fácil para ela se apaixonar por Lance e acreditar num futuro para ambos do que por Arthur. A cena que Merlin diz a ela que ele se foi, foi tocante, mesmo Arthur ainda magoado, se sentindo traído por Gwen ou talvez mais decepcionado por nao achar estar correspondido, percebe a dor que ela sentiu ao saber que Lance foi embora, um rosto transparecendo culpa e mágoa ao mesmo tempo.

De fato um episódio lindo, num mundo de castelos e realeza não é o amor de um principe por uma princesa, ou um rei por sua rainha, mas sim o amor de uma serva por um cavaleiro, um amor de um principe por uma serva. E o que dizer mais, o que saber o que se passa no coração de Gwen, quem estará lá? Arthur? Lance? Está no seu rosto somente a dor pela perda de Lance ou alguma dor por magoar Arthur? E Arthur, sente apenas a decepção de não ser correspondido? A raiva de amar alguem que a sociedade diz não? Ou a dor de ver a pessoa que ama sofrendo, por ter atrapalhado o amor de Gwen por Lance? E Lance partiu apenas por não querer ficar entre os dois, se achando menos do que um príncipe, ou por achar que Gwen não sente o mesmo por ele? Fiquei com todas essas dúvidas e questões. Amores não correspondidos, sentimentos não colocados em palavras e ação, e na vida quando não demosntramos ou dizemos com verdade, como o outro entenderá? Um episódio lindo, e talvez algumas respostas a essas dúvidas, virão apenas nos próximos episódios, mas quando se trata de amor, as respostas não são tão simples, nem sempre amar tanto alguem é garantia de que terminremos juntos, as vezes só o amor não basta, amor se sente, é pra sentir, mas também para envolver a quem amamos, e não apenas sentirmos sozinho.

Explore posts in the same categories: Merlin, Opinião

Tags: , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “MERLIN – Lancelot and Guinevere (2×04)”

  1. anna Says:

    o mais lindo de todos nao vejo a hora de ver o proximo episodio sera que arthur vai se declarar de verdade


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: